Realidade Virtual Aumentada

Realidade virtual aumentada é um assunto que vem sendo comentado há vários anos, desde que filmes que fizeram sucesso nas telas mostraram um futuro onde é possível interagir com entidades virtuais muitas vezes humanas. O sonho da humanidade é criar um elemento que possa interagir melhor com o usuário, atualmente estamos no caminho e já é possível através de produtos “simples” ter uma interação virtual através de óculos realidade aumentada com o meio e provavelmente nos próximos meses teremos games bem complexos com total interação com a projeção 3D.

Realidade aumentada Android

oculos do google

Com o avanço da tecnologia, não é muito difícil de perceber o que o futuro dos jogos é esse. Nas últimas décadas, o jogo chegou a um nível totalmente novo. A partir de jogos 2D, hoje os nossos jogos estão ficando mais perto da realidade. E consoles de games estão se concentrando nisso, os gráficos estão muito melhores e a interação também, o que falta é justamente eles saírem das telas.

Embora já seja possível através do Android e outros sistemas ter uma breve experiência com realidade virtual aumentada, a tecnologia ainda é muito prematura e você precisa de pelo menos um óculos do Google por exemplo, existe até maneiras de faze-lo artesanalmente como o Google Cardboard.

Com essa ideia, tratar dispositivos de realidade virtual como occulus Rift e o Projeto Morpheus ficou bem mais interessante. O Occulus Rift é propriedade do Facebook, enquanto Projeto Morpheus é de propriedade da Sony, cada empresa possui uma aposta na área, alguns mais caros outros como o da Google. Estes dispositivos são dirigidos para dar aos usuários uma experiência do que é a realidade aumentada, permitindo que os usuários interajam ao redor deles no mundo dos jogos. Você pode experimentar voar, caminhar, dançar, disparando como nunca antes, na realidade virtual. O Cardboard foi desenvolvido especialmente para dispositivos android, você adapta seu aparelho celular no óculos e já pode interagir com a realidade alternativa.

Como começou a Realidade Aumentada

oculos realidade aumentada

Mantendo Realidade Virtual à parte, há alguns outros dispositivos como o Leap Motion. Embora seu foco não seja Realidade Virtual, Leap Motion permite aos usuários jogar games ou até mesmo trabalhar em seu computador usando apenas gestos com as mãos, essa tecnologia é largamente utilizada no Xbox. Isso também permite uma rica experiência.

Além disso, houve um aumento na procura de games com a novidade quando o Xbox começou, mas eles se limitaram a experiências de “meio termo” como o Just Dance o qual você deve ter acreditado que de alguma forma o sensor lia o seu corpo inteiro, mas apenas sua mão era percebida, de maneira que você podia dançar ridiculamente horrível e mesmo assim mexer as mãos corretamente para fazer mais pontos.

Realidade Virtual Para quem não sabe, occulus Rift e outros dispositivos de Realidade Virtual são dispositivos head-mounted, o que lhe permite olhar ao redor em um mundo virtual. Não é exatamente uma projeção e sim uma técnica. Contudo a tecnologia ajuda a ter uma ideia de como será a experiência com o mundo virtual.

Occulus Rift é novo no mundo dos jogos. Com todos animado sobre Realidade Virtual, a questão é: Como funciona a realidade virtual aumentada “real”? Será que vai ser a próxima grande novidade do mundo?

Se voltarmos no tempo, parece inacreditável que tivemos dispositivos de realidade virtual e óculos 3D décadas atrás. Eles nunca conseguiu naquela época por causa do alto custo e a indisponibilidade de recursos. Mas agora, o tempo é diferente. A tecnologia está ficando cada vez mais acessível, a cada dia nós temos mais dos recursos para esses dispositivos terem sucesso e um custo acessível.

Há uma nova perspectiva inteira para aparelhos de jogos futuristas porque a demanda no mercado consumidor é crescente. E com dispositivos como occulus Rift e Sony Prometheus, a fundação parece mais forte.

Detecção de movimento através do gesto de mão através do Leap Motion nos permite trabalhar e jogar usando apenas gestos. Você apenas tem que conectar o dispositivo e está feito. Depois de uma configuração e sincronização fácil, você está pronto para jogar através de gestos com as mãos ou até mesmo desenhar. Leap Motion permite uma precisão de até 0,01 milímetros atualmente.

Os mais populares jogos online como o Dota 2, World of Warcraft e o League of Legends não tem qualquer tipo de interação desse estilo, muito menos algo relacionado a realidade virtual. Provavelmente eles passarão por melhorias gráficas ao longo dos anos, mas o sistema de jogo não é adaptável ao que temos hoje no ramo 3D.

Para todos esses benefícios, jogos online continuam ficando populares. Com a maioria dos principais jogos saindo com opção de multiplayer, o futuro dos jogos parece basear-se em torno disso. E tudo que você precisa é de uma boa conexão de internet. Alguns com gráficos ainda ultrapassados são bastante populares, como o caso do Tibia, o que vale é a diversão.

Diferença entre realidade aumentada e realidade virtual

A realidade aumentada é parte de um mundo físico interagindo com entidades não-físicas. Na realidade virtual, o mundo virtual é simulado. Em realidade aumentada, o jogador permanece no mundo real, enquanto os objetos não-físicos no dispositivo são colocados em conformidade com detecção de movimento, detecção de objetos e outras tecnologias AR. Embora existam alguns aplicativos no AR, não há realmente um enorme banco de dados de jogo.

Com Google Glass, há toda uma nova possibilidade. Este dispositivo pode ser usado como o equipamento AR perfeito, mas a Google já está deixando ele de lado. Os desenvolvedores começaram a trabalhar em aplicações de RA para o Google Glass, mas o projeto não teve tanto sucesso.

Há muitos escopos para o futuro dos jogos. Ele poderia se adaptar a qualquer direção, ou em muitas direções. Todos esses aparelhos adicionarão novas dimensões para jogos. Então exatamente o que um deles iria se transformar em um importante meio é impossível dizer. Tudo depende da velocidade de desenvolvimento, disponibilidade e experiência do usuário. As vezes algo que é tecnologicamente inferior ainda é melhor para o usuário final, é como o quão divertido ainda é jogar um game do Mario Bros mesmo em 8 bits comparado aos outros atualmente.

 

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